Fumos e fogos florestais – conselhos para pais

O país angustia-se com esta vaga de incêndios. Por todo lado, sente-se o cheiro da madeira queimada e um fumo que seca os olhos. Falta de ar, sibilos, tosse, ardência ou picadas do nariz, garganta e olhos são sintomas de que poderá estar haver demasiada exposição ao fumo ou poluentes do ar. Infelizmente, não existe muita informação disponível para os pais sobre como proceder em caso de incêndios florestais. Mas pesquisando no website da Associação Americana de Pediatria (AAP), encontram-se alguns conselhos:

 

1. Ficar em casa, com janelas e portas fechadas. Se no carro, manter janelas ventilação fechada. Se possível, ligar ar condicionado no modo recirculação. Os sistemas de filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) permitem purificar o ar.

2. Evitar atividades que aumentam o fumo, nomeadamente cozinhar com fogão a gás.

3. A AAP desaconselha o uso de máscaras com filtro de partículas. Estas só funcionarão se forem adaptadas à idade da criança e muito bem colocada, pelo que é preferível manter as crianças em ambientes fechados, longe dos fumos.4. 4. Minimizar as atividades ao ar livre.

5. Cumprir as ordens das autoridades de segurança pública.

6. Estar mais atento às crianças com problemas respiratórios crónicos, como a asma. Se aparecer tosse ou sibilância, deverão utilizar a medicação habitual. Se esta não surtir efeito, procurar ajuda médica.

7. Hidratar bem. O stress, o calor e agressão do fumo são fatores de desidratação, que se combate com a ingestão de água. (Este ponto não aparece nas recomendações da AAP. Foi retirado num artigo da DGS: A alimentação em tempo de incêndios.)

8. No regresso a uma área queimada, é importante estar atento a eventuais perigos para as crianças: água contaminada, alimentos fora de validade, destroços soltos que possam cortar a criança, etc.

 

alerta laranja porto
Para saber os níveis de poluentes e fumo da zona onde está, pode consultar o website da Agência Portuguesa do Ambiente. Lá encontra também o grau de perigosidade dessa exposição [verde-amarelo-laranja-vermelho] e que atitudes tomar mediante cada cor.

 

Já subscreveu a newsletter d’E Os Filhos Dos Outros?

 

[fonte da imagem: rr.sapo.pt. Vista para a cidade do Funchal do miradouro do Pico dos Barcelos, freguesia de São Martinho, Funchal, 09 de Agosto de 2016. GREGÓRIO CUNHA/LUSA]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: