Tudo sobre o sono dos bebés (continuação)

Tudo sobre o sono dos bebés (continuação)
Clementina Dias

Sozinho sem perceber porquê…. Certas teorias que dizem que se deve colocar o bebé a dormir sozinho desde cedo, para que ele comece a ganhar a sua independência, esquecendo-se de dois factores muito importantes:

Primeiro: faz parte da condição de um bebé “ser dependente” e não “ser independente”, os bebés não sobrevivem sem a mãe ou alguém que desempenhe o seu papel!! Simplesmente porque os bebés são seres em desenvolvimento e quando nascem, têm ainda muitas das suas capacidades por desenvolver e só atingem a maturidade após o nascimento.  Por exemplo o desenvolvimento cerebral. Isto significa que em termos psicológicos o bebé deve usufruir desta dependência enquanto precisa e depois ser encorajado na sua independência quando já for capaz. Quanto mais dependência no inicio mais independência no futuro.

Segundo: ser capaz de dormir durante a noite é um marco de desenvolvimento, tal e qual como ser capaz de caminhar ou de deixar as fraldas! E, cada bebé tem o seu  ritmos de desenvolvimento. Curiosamente e ao contrário do que acontece com o SONO, não vemos os Pais (e todos os outros) a apressarem um bebé a andar, só porque acham que está na hora (ou porque, acreditem, dá muito jeito que o bebé seja capaz de dormir sozinho). Na verdade, não andamos para aí a dizer: Vá! Agora tens de andar sozinho!! Está na hora! Tem que ser! Nem andamos a forçar os bebés a uma coisa que claramente conseguimos entender que ainda não são capazes.

Normalmente Pais sensatos aguardam as pista do seu bebé e vão reforçando assim o seu desenvolvimento. A verdade é que a partir de algum momento o bebé vai ser capaz de começar a dormir a noite toda mesmo não usando nenhuma técnica para incentivá-lo a dormir toda a noite! Faz parte do seu desenvolvimento!!

O ciclo do sono do bebé, é algo aprendido e para o qual os bebés não vêem programados. Como o sono é regulado pelo cérebro, pode a partir dos 6 meses de idade, ser ensinado progressivamente um padrão regular de sono. Mesmo assim, alguns bebés têm uma maior dificuldade em conseguir dormir à noite e necessitam de ajuda. Para além de outros factores disruptores do sono, como por exemplo os dentes, os momentos em que estão doentes, as dificuldades ao nível do aparelho digestivo, etc…

É importante regular o sono do bebé durante o dia, ajudando-o assim, a regular o da noite.

Muitos bebés depois de uma fase em que parecia já terem conseguido  dormir a noite inteira sem acordar, e por várias semanas seguidas, de repente voltam a ter noites em que acordam!

Não fique surpreendido, é normal que isto aconteça… Porquê? Por um lado porque, o seu bebé pode estar mais socialmente consciente e acordar a chorar porque quer a sua presença. Mas, também pode acontecer que o bebé esteja a trabalhar arduamente as suas novas habilidades como gatinhar, sentar, durante e sono e acabe por acordar.

Para além disso o primeiro ano é repleto de descobertas e o bebé muitas vezes cheio de sono, não quer dormir ou acorda porque na verdade não quer perder pitada deste novo mundo que lhe apresentou!!!

E não se esqueça, que muitas vezes os distúrbios do sono, caminham lado a lado com o alcançar grandes marcos no desenvolvimento cognitivo e motor!

(Primeira parte)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: